sexta-feira, 1 de junho de 2012

MORTE

De novo a morte vai ser espetáculo na Guarda.
Quando nos mais diversos sítios do globo temos notícia de serem dados passos para o fim do espetáculo repugnante e lamentável que são as touradas, na Guarda parece que cada vez se investe mais nelas!
E de novo aí está mais um destes tristes eventos: a Câmara, através da Agência de Promoção da Guarda, vai organizar uma tourada no âmbito da Feira de São João.
No que a mim diz respeito, será um dia negro para a nossa cidade. Um dia em que se vai celebrar a morte de animais, montando à sua volta um espetáculo que considero repugnante e incompatível com valores do nosso tempo.
Costumo divulgar os eventos que por cá se vão realizando - no entrudo, no feriado municipal - e tenho convidado familiares e amigos para visitarem a Guarda nessas ocasiões. Fá-lo-ia também a propósito da Feira de São João - uma iniciativa que tem sido um bom exemplo de atração turística nos últimos anos - não fora esta desgraçada ideia de agora lhe pespegar uma tourada. 
No que se refere aos patrocinadores, não irei comprar um alfinete que seja a qualquer um deles durante este ano! Será a minha forma de protesto. Espero que outros se juntem a mim.
Uma última nota para dizer que espero das associações de defesa dos animais da nossa cidade uma posição clara sobre a realização deste evento.

Atualização em 10-6-20112: para além de patrocinadores, o cartaz do evento anuncia também um conjunto de media partners, entre eles a Rádio Altitude, com quem mantenho uma colaboração quinzenal. Informei já o diretor da Altitude que, a título de protesto, não gravarei a minha próxima crónica, que deveria ir para o ar em 13-06-2012.

5 comentários:

Américo Rodrigues disse...

Caro Rui Ribeiro:
A evocação/recriação da Feira de S.João é promovida pela Culturguarda e do programa não consta nenhuma tourada. Assim, julgo que devia continuar a convidar os seus amigos a participar na iniciativa.

Rui Ribeiro disse...

Caro A. Rodrigues,
Ao que julgo saber, a produção da Feira de São João é da responsabilidade da Câmara da Guarda. Admito que o tenha feito por intermédio da Culturguarda, já que é esse o seu papel. E é a mesma Câmara da Guarda que agora aparece a promover a tourada e a associa à Feira de São João. Por isso, a menos que a Culturguarda torne público que a dita tourada nada tem a ver com a Feira de São João, tendo-se tratado de uma utilização abusiva do nome de um evento que é da sua responsabilidade, para mim fazem parte da mesma coisa.
É esta a leitura que faço com os dados de que disponho. E sendo assim, mantenho tudo o que disse no meu post.

Américo Rodrigues disse...

Caro Rui:
A produção da recriação da Feira é da Culturguarda para a Câmara. E do programa não consta a tal tourada. Isto é um dado objectivo: o programa foi apresentado há dias à imprensa. A iniciativa de que falo decorre no Largo de João de Deus e eu pensei que era a essa realização que trazia os seus amigos.
Como sabe, a outra Feira continua a realizar-se nos terrenos perto do Modelo. Talvez a tourada se insira nessa realização. Ou, então a Câmara decidiu fazer a tourada através da Agência para a promoção da Guarda, sem relação com aquilo que a Culturguarda faz no centro da cidade.
Eu sei que o assunto é confuso mas tenho a certeza de que a tourada não se insere na iniciativa que a Culturguarda realiza (e que fará nos mesmos moldes do ano passado).
Claro que compreendo a sua perplexidade. E respeito que tome a decisão que anunciou. Nem sequer sei se foi útil este esclarecimento.

Rui Ribeiro disse...

Todos os esclarecimentos são úteis quando o que se pretende é clarificar, razão pela qual agradeço os que remeteu.
Consigo perceber que a recriação nada possa ter a ver com a tourada; mas sendo ambas promovidas pela mesma entidade, na mesma data, invocando o mesmo contexto (Feira de São João) mais não se pode senão concluir que a confusão é propositada... ferindo assim aquilo que tem sido uma iniciativa exemplar. Eu diria tratar-se de um tiro no pé.

Anónimo disse...

Bom, seja como for parece que há alguém nesta cidade com vontade de lhes dar luta e em boa hora.
http://www.facebook.com/acasota
J.S.G.